Raça: SRD Gato

  • Outros Nomes: Vira Lata, Gato Vira-Lata
  • Origem: Brasil
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Aproximadamente 20 cm
  • Peso: 4 a 5kg
  • Longevidade: 14 a 16 anos
  • Preço dos filhotes:
  • Temperamento: Adaptável, Afetuoso, Ágil, Amigável, Amoroso, Ativo, Brincalhão, Calmo, Carinhoso, Curioso, Elegante, Habilidoso, Inteligente, Quieto, Sensível, Silencioso, Sociável
  • Cor: Branco, Preto, Castanho, Marrom, Caramelo, Chocolate, Bege, Cinza, Amarelo, Azul, Vermelho, Dourado, Prateado, Bicolor, Tricolor, Tigrado, Rajado, Gergelim, Fulvo, Marcações Variadas
  • Pelagem: Curta, Longa
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

O saudoso SRD, mais conhecido popularmente como VIRA LATAS é o mais PET mais famoso do mundo. Isto deve ser devido ao seu temperamento suave.
Entre as muitas atividades que os gatos desempenham no cotidiano das pessoas, uma delas é especialmente reconhecida: o de gato companheiro.

História

A expressão vira-lata deriva do fato de muitos desses animais, se abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas das cidades revirando latas de lixo em procura de algum tipo de alimentos.

Os SRD´s, por outro lado, são todos os gatos que não têm origem definidas em um pedigree, que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal

Corpo

Um dos aspectos mais legais do vira-lata é a sua variedade. Você já deve ter encontrado SRDs de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as características herdadas. Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros gatos.

Em termos de aparência, como estes animais se cruzam livremente, a prole resultante tende a ser muito variada em termo de tamanho, forma e cor, tendo-se exemplos de gatos de portes diversificados, aptos a viver em interiores ou como animais de sítio ou apartamento. Embora o cruzamento não obedeça a uma ordem, necessariamente, observa-se que após várias gerações os cães mestiços exibam características grosseiramente similares.

Saúde e cuidados específicos

É super importante para quem tem a intensão de adotar um  gato é saber que os vira latas (SRD) são oriundos de genes que já foram provados, testados e sobreviveram as condições precárias de alimento e abrigo nas ruas, razão pela qual, costumam ser muito resistentes e saudáveis.

Partimos do princípio que gatos de ancestralidade variada serão mais saudáveis que seus ancestrais de pedigree. Em animais de raça definida, o cruzamento de gatos com aparência muito similar através de várias gerações produzem animais que podem carregar os mesmos alelos alguns dos quais são indesejáveis. Isto é ainda mais verdadeiro quando considera-se animais de parentesco próximo. Este cruzamento próximo tem exposto muitos problemas de saúde de natureza genética não tão aparentes em populações menos uniformes. Espécimes sem raça definida são mais diversificados geneticamente devido a natureza casual do encontro entre os pais. A descendência desses encontros tende a expressar menos algumas deficiências genéticas, em virtude da diferença genética natural entre os pais. No entanto, algumas doenças recessivas ocorrem entre muitas raças não relacionadas, e deste modo meramente a mistura de raças não é garantia de saúde genética.

Gatos híbridos tem uma chance muito menor de exibir as deficiências que são comuns às raças de origem”, porém o cruzamento não necessariamente garante que a descendência resultante será mais saudável que os pais, pois há uma probabilidade dos filhotes herdarem as piores características de ambos os pais. Esta é uma das razões pelas quais muitos criadores preferem gatos de linhagem conhecida. No entanto, é notável que muitos criadores deem preferência à aparência e conformidade dos gatos, ignorando fatores intrínsecos ao gato, como a saúde e sua disposição física.

Gatos de raça pura e SRD são igualmente susceptíveis à maioria das doenças não relacionadas à genética, como raiva e infestação por parasitas.

Muitos estudos demonstraram que gatos sem raça definida tem uma natural vantagem de saúde.

Anúncios da mesma raça