Raça: Somali

  • Outros Nomes: Fox cat, Long-Haired Abyssinian
  • Origem:
  • Tamanho: Médio
  • Altura:
  • Peso: Entre: 3.5-5.5 kg
  • Longevidade: 11-12 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 500,00 a R$ 2.000,00
  • Temperamento: Afetuoso, Brincalhão, Curioso, Inteligente, Interativo, Leal, Sociável
  • Cor: Preto, Marrom, Chocolate, Azul, Vermelho, Prateado, Fulvo
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

Somali é um gato de pêlo semi-comprido que tornaram-se uma das raças mais populares, com suas características distintivas, como uma cauda espessa dramática, costas arqueadas e uma impressão de andar na ponta dos pés.

História

As raízes genéticas da raça voltam para a reprodução precoce de raças Abissínia na Grã-Bretanha durante os anos 1940, quando os gatinhos de pêlo longo, por vezes, apareceram inesperadamente. Quando estes gatinhos mais revestidos com caudas espessas haviam aparecido primeiro nos EUA na década de 1950 em algumas ninhadas abissínios, muitos criadores originalmente pensaram que eles eram simplesmente uma mutação espontânea da raça abissínio. No entanto, uma criadora americana de Abyssinian chamada Evelyn Mague, que também estava interessada nessa variedade de pêlos compridos, posteriormente, descobriu que o gene longhair podia muito bem ter sido introduzido pelo cruzamento de Abyssinians com gatos de pêlos longos na Grã-Bretanha, quando 12 desses gatos haviam sido registrados com o Clube de Gato Nacional em 1905. Ela começou um programa de reprodução com um criador canadense chamado Don Richings, que estava usando o estoque de Ken McGill, e daqui o Somali nasceu oficialmente e nomeado como uma nova raça. Os primeiros Somalis puros foram importados para o Reino Unido em 1980, e em 1991 a raça ganhou o reconhecimento mundial.

Corpo

O Somali é um gato bem equilibrado, de pêlos semi-compridos e com estatura mediana. A cabeça é larga e curvada em forma de uma cunha, tem um pescoço elegante. O corpo é firme e muscular de comprimento médio, com uma cauda bastante longa que vai afinando. A cabeça, corpo, pernas, pés e cauda devem ser proporcionais, dando uma aparência bem equilibrada, com uma expressão alerta e quase sorrindo. A pelagem do Somali coat é assinalada, e cada pêlo tem entre 3-12 faixas de cores em dois tons diferentes. As próprias bandas são mais escuras do que a cor de base e produzem um brilho. Como Abyssinians, eles têm uma borda escura ao redor de seus olhos que os faz parecer como se eles estivessem usando delineador teatral e eles têm uma pequena quantidade de branco em seus focinhos e queixos/gargantas. Os olhos são grandes, amendoados, inseridos obliquamente e bem separados, expressivos e brilhantes em tons de âmbar, avelã e verde, quanto mais brilhante, melhor. O brasão da Somália tende a derramar uma ou duas vezes por ano.

Saúde e cuidados específicos

Essa geralmente é uma raça muito saudável de gato sem quaisquer defeitos relacionados com a raça. O Somali precisa de reforços anuais de vacinação contra as doenças felinas comuns da gripe e enterite, bem como contra a felina se ir ao ar livre. Como uma raça maior, eles podem comer um pouco mais do que algumas outras raças. Eles comem a maioria das marcas de boa qualidade de comida de gato, mas também desfrutam de iguarias de frango cozido, presunto e queijo ralado. No entanto, leite de vaca, provavelmente pode lhe dar dor de estômago, e uma tigela de água deve estar sempre disponível.

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado