Raça: Siamês

  • Outros Nomes: Siam, Thai Cat
  • Origem: Brasil
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Aproximadamente 20 cm
  • Peso: Entre: 2.5-5.5 kg
  • Longevidade: 12-20 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 500,00 a R$ 1.400,00
  • Temperamento: Afetuoso, Elegante
  • Cor: Chocolate, Azul
  • Pelagem: Curta
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

O gato Siamês é uma das primeiras raças reconhecida distintamente de gato Oriental. Uma das várias raças nativas da Tailândia (antigamente conhecida como Siam), o gato Siamês se tornou uma das raças mais populares na Europa e América do Norte no século 20. O Siamês moderno caracteriza-se por olhos azuis amendoados, uma forma da cabeça triangular, orelhas grandes, um corpo alongado, fino e muscular. TICA descreve a raça como social, inteligente e brincalhão para a vida adulta, muitas vezes desfrutam de jogos de busca. Siameses tendem a buscar a interação humana e também a companhia de outros gatos. O gato Oriental foi desenvolvido a fim de ampliar a gama de padrões de revestimento, enquanto o Thai preserva a cabeça e o corpo tipo moderado.

História

O gato pontiagudo conhecido no Ocidente como “Siamese”, com suas marcas distintivas, é uma das várias raças de gatos de Sião descrita e ilustrada em manuscritos chamados “Tamra Maew” (Cat Poems), estima-se que foram escritos a partir do século 14 para o século 18. Em 1878, o presidente norte-americano Rutherford B. Hayes recebeu o primeiro Siamese documentado nos Estados Unidos, um gato chamado “Siam” enviado pelo cônsul americano em Banguecoque. Nas décadas de 1950 e 1960, como o Siamês foi crescendo em popularidade, muitos criadores e juízes de show de gatos começaram a favorecer o olhar mais fino.

Corpo

O padrão da raça do Siamese moderno exige um alongado, tubular e musculoso corpo com uma cabeça triangular, formando um triângulo perfeito da ponta do nariz a cada ponta da orelha. Os olhos são em forma de amêndoa e luz azul, enquanto que as orelhas são grandes, à base de largura, e posicionados mais para o lado da cabeça. A raça tem um pescoço longo, uma cauda delgada, e uma pelagem curta, brilhante, fina e que adere ao corpo sem sub pêlo.

Saúde e cuidados específicos

É uma raça que pode estar propensa a neoplasias, principalmente tumores mamários. Os siameses também tem uma maior taxa de morbidade. Eles correm um risco maior de problemas neoplásicos e gastrointestinais, mas têm um menor risco de doença do trato urinário inferior felino. É preciso de uma escovação regular em sua pelagem.

 

Confira aqui sugestões de nomes que combinam com o seu gato!