Raça: Shih Tzu

  • Outros Nomes: Cão Chinês do Leão, Cão de Crisântemo, Chi tsu, Chi Tsu Chinês
  • Origem: China
  • Tamanho: Pequeno
  • Altura: Macho: 20-28 cm | Fêmea: 20-28 cm
  • Peso: Macho: 4-7.25 kg | Fêmea: 4-7.25 kg
  • Longevidade: 10-15 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00
  • Temperamento: Amigável, Atento/Alerta, Ativo, Brincalhão/Animado, Corajoso, Independente, Inteligente
  • Cor: Branco, Preto, Marrom, Azul, Dourado, Tigrado
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Sim

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

Originário da China ou do Tibet, este cão é um animal de companhia popular, cujo nome significa “cão leão” e é dado devido a sua juba de luxo. A raça Shih Tzu sempre foi conhecida como de estimação, “cão de colo”, e nunca foi criada para quaisquer outras atividades através da história. Hoje em dia, a raça é uma das mais mimadas e populares raças pequenas e de companhia. Além disso, o Shih Tzu é um cachorro calmo, que não faz muito barulho, ideal para apartamentos.

História

Esta raça nobre de cão tem suas raízes por volta do século 5. O “cão leão” foi criado para se parecer com um leão como geralmente é retratado nas belas artes, pinturas e imagens orientais freqüentemente encontradas em cerâmica. Surpreendentemente, em uma análise de DNA moderna de um Shih Tzu enterrado cerca de 10.000 anos atrás, descobriram que a raça está intimamente relacionado, a nível genético, com o lobo.

É uma fonte de debate entre os entusiastas se a raça se originou na China ou no Tibet. Há muitas teorias a respeito da criação da raça, como a de que era um cruzamento entre Pequinês e Lhasa Apso. A primeira norma europeia para a raça foi escrita na Inglaterra, em 1935, pelo Shih Tzu Club. A raça se espalhou por toda a Europa, e sua popularidade se espalhou para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, quando os membros retornam e os militares dos EUA trouxeram de volta os cães da Europa.

Corpo

Famoso pela sua bonita e longa pelagem luxuosa, o Shih Tzu é um cão pequeno, mas muito resistente. Sua pelagem é sedosa e dupla e vai exigir atenção diária. As cores do Shih Tzu são variadas, incluindo claro, castanho escuro e dourado, branco e creme e preto e branco. As orelhas são cobertas na mesma pelagem desde o resto do corpo, como a cauda também. Outro destaque da raça Shih Tzu é o seu queixo prognata (projetado para a frente). A cor do nariz pode variar de acordo com a cor da pelagem.

Saúde e cuidados específicos

Como uma raça braquicefálica (devido à forma de sua cabeça e focinho curto), é uma raça propensa a alguns hábitos de ronco e problemas respiratórios que, na ocasião, requerem cirurgia. Como uma raça, ele também pode ser propenso ao hipertiroidismo. Os sintomas incluem a perda de pelo, ganho de peso, perda de massa muscular, letargia e em alguns casos problemas cardíacos. Esta doença é geralmente diagnosticada através de exames de sangue. Ele pode ser eficazmente tratados com terapia medicamentosa sob a supervisão dos veterinários. Precisam de cuidados regulares com a sua pelagem.

Anúncios da mesma raça