Raça: Persa

  • Outros Nomes: Longhair, Persian Longhair
  • Origem:
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Aproximadamente 25 cm
  • Peso: Entre: 3.5-7 kg
  • Longevidade: 14-15 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00
  • Temperamento: Habilidoso, Sensível, Silencioso
  • Cor: Branco, Preto, Marrom, Azul, Vermelho, Dourado, Prateado
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

Persa é uma raça de gatos geralmente considerada a abraçar todas as variedades de gatos com pêlos compridos, embora, desde a década de 1980 incluíram uma versão de pêlos curtos, chamado de exótico, em shows britânicos de gatos. Persa refere-se ao antigo nome do Irã, da onde essa raça se originou e a raça foi reconhecida no Reino Unido desde o final do século XIX. O Persa era o gato mais conhecido e mais popular na Grã-Betanha, mas com novas raças aparecendo durante os últimos 20 anos mais ou menos, a popularidade diminuiu ligeiramente. Esta raça é considerada bem mais silenciosa do que muitas outras raças pedigree.
É uma das raças felinas mais populares do mundo.

História

Há muitos relatos diferentes sobre a origem desta raça, embora um dos mais populares e mais bem documentados é que eles foram importados da Pérsia para a Itália em 1620 por Pietro della Valle, juntamente com jóias, sedas e especiarias. Por volta da mesma época, Nicholas-Claude Fabri de Peiresc importou gatos de pêlos longos da vizinha Turquia para a França, e apesar de terem sido originalmente conhecidos como Angorá (depois de Angora, agora Ankara, na Turquia), pensavam que eles eram da mesma raça. Acredita-se também que o revestimento de pêlos compridos vieram de cruzamentos com gatos de ascendência egípcia (e, certamente, gatos de tipo persa aparecem em hieróglifos egípcios iniciais), e esta característica teria adaptado a climas mais frios, muitas vezes, da Pérsia e da Turquia. É incerto exatamente quando os primeiros gatos Persas apareceram no Reino Unido, embora eles foram exibidos na primeira mostra do gato britânico no Crystal Palace, em 1871, e mantiveram-se populares desde então, com mais cores e padrões de revestimento.

Corpo

Apesar das diferenças de cores da pelagem, marcações e cores dos olhos, os gatos Persas têm todos a mesma forma básica e são grandes, gatos sólidos com um corpo atarracado, pernas robustas, uma cauda curta e uma cabeça larga, redonda com um nariz curto. Eles têm orelhas pequenas afastadas e grandes olhos redondos, reforçada por um belo revestimento, o qual deve ser longo, denso e sedoso, e formando um enorme tufo entre as pernas dianteiras do gato. A cor dos olhos é diferente, dependendo da cor da pelagem, e pode ser vários tons de verde, cobre/ouro ou azul, ou no caso um impar-eyed persa branco, um olho azul e um olho laranja.

Saúde e cuidados específicos

Os gatos Persas são geralmente muito saudáveis, embora por vezes, podem estar propensos a alguns problemas específicos associados com a raça, incluindo: a doença policística dos rins, entre outros. Quando o Persa for criado com um rosto mais liso e pêlos mais curtos, às vezes isso pode fazer a raça mais propensa a dificuldades respiratórias, problemas de pele, nos olhos e dificuldades de parto em casos muito extremos. Persas precisam de vacinação anual contra as doenças felinas comuns da gripe e enterite, entre outras. Por os gatos Persas terem uma pelagem densa, longa e espessa, eles não podem se manter efetivamente limpos por si mesmo, eles precisam de cuidados regulares. Se os seus pêlos ficarem embaraçados, eles podem ficar angustiados, muitas vezes tendo que levar ao veterinário. Devem ser banhados ocasionalmente, secos cuidadosamente depois e escovadas todos os dias. Seus olhos podem exigir limpeza regular e um produto de limpeza própria pode ser comprado. Esta raça vai comer a maioria das comidas de gatos com marcas de boa qualidade, mas também desfrutam de iguarias de frango cozido, presunto e queijo ralado. No entanto, leite de vaca pode dar dor estomago e uma tigela de água deve estar sempre disponível.

 

Confira aqui dicas e sugestões de nomes para gatos!

Anúncios da mesma raça