Raça: Mau Egípcio

  • Outros Nomes: Pharaoh cat
  • Origem:
  • Tamanho: Médio
  • Altura:
  • Peso: Entre: 2-5 kg
  • Longevidade: 18 -20 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 800,00 a R$ 2.000,00
  • Temperamento: Ágil, Brincalhão, Inteligente, Leal
  • Cor: Preto, Azul, Prateado
  • Pelagem: Curta
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

Na década de 1970, o nome do Egypcian Mau foi originalmente dado ao gato malhado manchado Oriental na Grã-Bretanha, quando os criadores tentaram recriar o Mau Egípcio original pelo cruzamento com raças de gato malhado Siames, apesar de não alcançar a aparência original. O gato que é conhecido como um Egyptian Mau hoje em dia é um gato de pêlos curtos de médio porte do tipo “estranho” que tem uma forte semelhança com os gatos retratados em pinturas de parede antigas e pergaminhos no Egito.

História

As origens exatas desta raça não são gravadas e não há uma história definitiva para a raça, embora as pinturas de parede egípcias retratam um gato muito parecido com o moderno Egyptian Mau, e os gatos semelhantes ainda são vistos vagando pelas ruas do Egito até hoje. No Egito Antigo, estes gatos eram usados para a caça devido a suas vozes de pássaro e também porque eles também eram pequenos o suficiente para alertar os caçadores da localização de presas, sem levá-lo longe de si. O gato que conhecemos como o Mau egípcio hoje é pensado para ter originado a partir de uma princesa russa exilada, Nathalie Troubetskoy, que vivia em Roma e encontrou um gatinho que tinha sido dado a um menino por um diplomata que trabalhava na embaixada egípcia. Ela acreditou que eles eram Egyptian Maus, populares na Itália antes da Primeira Guerra Mundial 2. Tinham sido criados em França, Itália e Suíça, antes da guerra, mas parecia ter se extinto. Ela estava determinada a salvar a raça e dispostoa a ter alguns gatos importados, e em 1953 nasceram os primeiros filhotes. Posteriormente, ela foi morar nos EUA, e os dois programas de melhoramento na Itália e nos EUA foram o início do re-nascimento desta raça. Egyptian Maus chegaram pela primeira vez na Grã-Bretanha, em 1998 nos EUA, e eles finalmente ganharam o estatuto de Campeonato completo com o GCCF em 2007.

Corpo

Egyptian Mau é uma raça de aparência dramática, que se distingue pelo seu padrão aleatório manchado de casaco de gato malhado (bronze e prata) e cores fumaçadas. As manchas podem ser grandes ou pequenas, redondas, oblonga ou uma forma irregular, e as manchas não precisam corresponder. As patas dianteiras são fortemente manchadas e não correspondem necessariamente, e as pernas traseiras superiores mostram um padrão entre listras e manchas que se transforma em barras na parte inferior da perna. A pelagem possui um brilho, e nas cores prata e bronze existe pelo menos duas bandas de tiquetaque separados por faixas mais claras. Estes são gatos bem equilibrados e ativos de tamanho médio, com uma força incrível e uma sensação muscular, no entanto, esta é uma raça muito elegante. Eles têm uma cor clara no olho muito sutil, descrito como “verde groselha ‘, e os olhos são grandes e amendoados. As orelhas são de tamanho moderado, ligeiramente apontadas, dando-lhes um olhar de alerta, e ainda as marcas faciais, juntamente com uma forma de olho grande dar esta raça uma expressão preocupada.

Saúde e cuidados específicos

O Egyptian Mau muitas vezes vive em meados da década de final da adolescência, sem problemas de saúde específicos para a raça. Em comum com outros gatos, eles precisam de reforços anuais de vacinação contra as doenças felinas comuns. Ele não é um comedor exigente e vai comer marcas mais de boa qualidade de comida de gato, mas também desfrutam de iguarias de frango cozido, presunto e queijo ralado. No entanto, leite de vaca, provavelmente pode lhe dar dor de estômago, e uma tigela de água deve estar sempre disponível. Nunca se esqueça que ele mantém seus instintos de caça!

 

Veja aqui dicas de nomes criativos que combinam com a personalidade, estatura e raça do seu gatinho. Confira!

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado