Raça: Manx

  • Outros Nomes: Manks, Stubbin, Rumpy
  • Origem: Inglaterra
  • Tamanho: Pequeno
  • Altura:
  • Peso: Entre: 7-13 kg
  • Longevidade: 12 -13 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 800,00 a R$ 2.000,00
  • Temperamento: Brincalhão, Inteligente, Leal, Sociável
  • Cor: Marrom, Bege, Azul, Prateado
  • Pelagem: Média
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

O Manx é uma grande variedade de pêlos curtos britânico de gato da ilha de Man, ao largo da costa oeste norte da Inglaterra. Famoso por sua falta de cauda, ​​e conhecido como um ‘stubbin’ ou ‘kayt Manninagh’ na língua Manx. Apesar de ser nativo da Grã-Bretanha, o número de gatos Manx têm diminuído drasticamente lá, e em 2010 apenas 8 gatinhos no total foram registrados no Conselho de Administração da fantasia do gato. Os gatos Manx são um ícone da Ilha de Man e freqüentemente aparecem em seus selos, nas suas campanhas de publicidade turística e como um símbolo do Conselho local, bem como sobre as moedas comemorativas locais.
Os felinos desta raça costumam ser muito parecidos com um cão em algumas características.

Confira também sugestões de nomes que combinam com o seu pet.

História

Pensa-se que esta raça ficou em evidência antes de 1700, o gato Manx de hoje é pensado ser o resultado de mutação espontânea, provavelmente devido à endogamia em uma pequena ilha isolada, causando gatinhos nascendo sem as vértebras normais que geralmente formam um rabo de gato. É claro que existem várias lendas que sugerem o contrário. No entanto, parece improvável que o gato Manx se originou em uma ilha tão pequena e foi sugerido por uma escrita Sr. Gambier Bolton no final de 1800 que um dos navios da Armada Espanhola encalhou em espanhol Rock, perto da costa Manx, e a bordo estavam vários gatos sem cauda recolhidos pelo capitão em suas viagens ao Oriente Médio. Os gatos supostamente nadaram até a pedra e depois para a ilha na maré baixa, e ele alega que os chamados gatos Manx encontrados na Grã-Bretanha, Europa e América são descendentes deles. Seja qual for o plano, e ninguém sabe ao certo, eles foram exibidos na primeira mostra do gato britânico no Crystal Palace, em 1871, quando havia seis diferentes variedades de gatos Manx, e eles foram muito populares até o início da Primeira Guerra Mundial, quando a números de todos os gatos com pedigree diminuiram significativamente.

Corpo

É um gato famoso por não possuir variedade cauda, embora nem todos os gatos Manx são completamente sem rabo – aquelas que se enquadram nesta categoria são descritos como “rumpies ‘, mas também há ‘Risers'(com um toco pouco visível no base da coluna), ‘Stumpies’ com um coto de uma cauda, ​​e ‘sobreviventes da cauda’ ou ‘longies’ com uma cauda visível curta. É conhecido por sua forma redonda e corpo sólido compacto. A pelagem dupla mostra uma qualidade bem acolchoada resultante de um pêlo curto e muito grosso. Os olhos são grandes e redondos, a cor é de acordo com a cor da pelagem. Esta raça é basicamente uma variação do Shorthair Britânico e, na verdade, ele compete na seção gato de show no Reino Unido.

Saúde e cuidados específicos

O Manx moderno pode estar propenso a alguns problemas genéticos por ser um gato sem cauda que pode ocasionalmente provocar algo chamado Síndrome manês (que pode causar graves problemas do intestino e/ou disfunção da bexiga, assim como a dificuldade em andar). Em comum com outros gatos, eles precisam de reforços anuais de vacinação contra as doenças felinas comuns da gripe e enterite, bem como contra a felina se ir ao ar livre. No entanto, é necessário estar consciente que este gato possui instinto de caça natural e são excelentes em caçar ratos, então tomem cuidado se eles forem permitidos saírem para fora de casa ou se tiver animais menores de estimação. Seus pêlos não precisam de muitos cuidados, uma escovação por semana já é o suficiente.

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado