Raça: Maine Coon

  • Outros Nomes: Coon Cat, Maine Cat, Maine Shag, Snowshoe Cat, American Longhair, The Gentle Giants
  • Origem:
  • Tamanho: Grande
  • Altura: Ambos: entre 25-41 cm
  • Peso: Machos: 6-11 kg | Fêmeas: 4,5-6,8 kg
  • Longevidade: 12-13 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00
  • Temperamento: Independente, Inteligente
  • Cor: Branco, Preto, Cinza, Dourado, Prateado
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

A popularidade desses gatos de pêlos semi compridos aumentou dramaticamente no Reino Unido ao longo dos últimos anos e eles frequentemente são honrados em muitas exposições de gatos. Maine Coons são grandes com marcações dramáticas e tem uma aparência exterior robusta, não muito diferentes do gato norueguês da floresta, embora sejam menos angulares na forma e eles possuem um longo pêlo natural, sem a mesma maciez dos persas. Essa é uma das raças mais antigas da America do Norte, especificamente nativos do estado de Maine, na Nova Inglaterra. Em 2010, o Guinness World Records registrou um macho pedigree Maine Coon chamado ‘Stewie’ como o ‘gato mais comprido do mundo’, medindo 48,5 centímetros da ponta do nariz a ponta da cauda.
É um gato extremamente saudável que suporta temperaturas muito altas e muito baixas.

História

Os primórdios da raça Maine Coon não são conhecidos, embora que geralmente seja dito que eles descendem de gatos britânicos trazidos para o Novo Mundo por colonos ingleses, combinado com os gatos de pêlos longos russos ou escandinavos que chegaram a bordo de navios para os portos de Maine. Alguns acreditam que esta raça adquiriu o nome de ‘Coon’ de acasalamento com o guaxinim (um pequeno mamífero selvagem americano com um casaco e uma cauda listrada), enquanto outros afirmam que vem do capitão Charles Coon, um dos primeiros marinheiros ingleses, mas a verdade ninguém sabe. Seu revestimento resistente a água densa foi adequado para os invernos rigorosos da Nova Inglaterra. Em 1861 eles começaram a ganhar muita popularidade como um gato doméstico. No entanto, como a raça persa começou a ganhar popularidade no inicio do século XX, com o seu casaco mais luxuoso, a raça Maine Coon começou a ficar pra trás como um gato show e um pet, até a década de 1950, embora eles ainda fossem muito populares com os fazendeiros por causa de sua capacidade para caçar. Na década de 1980 havia um interesse mundial na raça e eles agora são uma das raças mais populares em qualquer lugar.

Corpo

O Coon principal tem um revestimento de seda longo e curto sobre a cabeça. O revestimento pode entrar em uma enorme combinação de 64 cores e padrões no Reino Unido, incluindo cores solidas tortie, gato malhado, tortie-malhado, fumaça e sombreado, tudo com ou sem o branco, entre outros. A cor final pode levar vários meses para se concretizar em um gatinho e muitas vezes é muito difícil ver quais cores eles tem, mesmo para o criador mais experiente. Todas as cores dos olhos são aceitáveis. Esta é uma raça de grande porte, mas as fêmeas costumam ser mais leves. Uma das características distintivas mais significativas desta raça é a cauda, que é especialmente longa para que o gato possa envolvê-la em torno de seu corpo.

Saúde e cuidados específicos

Maine Coon é uma raça muito bem estabelecida e as suas origens da o significado que eles são fortes e lidam bem com o clima britânico. Eles não são conhecidos por ter algum problema de saúde especifico da raça e muitos vivem com uma boa idade. Tal como acontece com todas as outras raças, eles precisam de reforços anuais de vacinação contra as doenças felinas. Apesar de sua pelagem longa e esvoaçante, essa raça é fácil de cuidar, tem que haver escovação regular apenas para remover todos os pêlos soltos que possam causar bolas de pêlos. Esta raça vai comer a maioria das marcas de boa qualidade de ração para gato, mas também gostam de desfrutar de frango cozido, presunto e queijo ralado. O leite de vaca pode dar dor de estomago e uma tigela de água fresca deve estar sempre disponível.

Dê um nome criativo ao seu gato, confira aqui dicas e sugestões de nomes para gatos!

Anúncios da mesma raça