Raça: Husky Siberiano

  • Outros Nomes: Husky
  • Origem: Siberia
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Fêmea: 53-60 cm | Macho: 56-63 cm
  • Peso: Fêmea: 23-27 kg | Macho: 30-34 kg
  • Longevidade: 9-12 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.500,00 a R$ 4.500,00
  • Temperamento: Amigável, Brincalhão/Animado, Calmo/Tranquilo, Enérgico, Inteligente, Leal, Devoto
  • Cor: Branco, Tigrado, Fulvo
  • Pelagem: Média
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

O nome “Husky” é uma derivação das palavras ‘esquimó’ (ou ‘esky’), nomes aplicados aos povos indígenas das regiões do extremo norte da Groenlândia, Canadá, Alasca e Sibéria. Esta raça é uma das mais antigas do mundo e foi essencial para a sobrevivência desses povos oriundos de regiões inóspitas.

A pelagem dessa raça é tão densa que consegue aguentar temperaturas muitíssimo baixas, como -50ºC. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Husky destacou-se pelo trabalho desempenhado na busca e resgate de soldados perdidos em regiões muito frias.

História

O Husky Siberiano foi criado para carregar trenós. Considerado um cão muito resistente,  foi a salvação para os povos indígenas que habitavam as vastas extensões geladas do norte. A analise do DNA do Husky revelou que é uma das raças mais antigas da história. Isso significa, em essência, que essa raça é uma das mais próximas dos lobos, ou seja, que tem um dos menores níveis de diferenças genéticas e fenotípicas (características físicas influenciadas pelo ambiente) em relação a estes animais. Isso não significa, contudo, que eles são lobos ou qualquer tipo hibrido de “cão-lobo”, só que têm um parentesco mais próximo em relação a esses animais.

Corpo

Pertencente à família Spitz de cães, o Husky Siberiano compartilha algumas características físicas com as raças Akita, Samoeida e Malamute, todas raças do norte. A aparência deste cão foi largamente favorável para que ele sobrevivesse às condições de sobrevivência e trabalho impostas.

A pelagem não deve ser muito longa. A cauda é espessa, enrolada e usada para cobrir nariz e rosto durante o sono para fornecer calor extra. A pelagem pode ser uma variedade de cores, que vão do cutia (rara combinação das cores branca, cinza, vermelho, sable pura, com preto perto da raiz e na ponta um faixa amarela ou bege no centro), preto e preto e branco.

Uma característica muito notável da raça Husky Siberiano são os olhos hipnóticos e belos, geralmente em tons variados de cobre, marrom chocolate ou azul. Em alguns cães, um olho pode ser castanho e o outro azul, ou ambos podem ter partes coloridas.

Saúde e cuidados específicos

O Husky Siberiano pode sofrer mais do que outras raças de displasia da anca. A doença é causada pela má formação do encaixe do quadril. Problemas oculares também podem ser recorrentes, o que obriga os donos a realizarem exames oftalmológicos regularmente. Se você não gosta de excesso de pelo em casa, então essa raça provavelmente não é para você. Huskys derramam pelos durante quase todas as épocas do ano, com pico na primavera.

Outro investimento de tempo com o Husky são as caminhadas e os exercícios, o que o torna uma boa opção para pessoas ativas. De porte atlético e magro, é uma ótima companhia para quem faz exercícios regularmente.

Se o Husky se adapta tranquilamente a temperaturas muito frias, o dono deve estar ciente de que calor excessivo sempre será um incomodo para ele. Para contornar isso, lembre-se de sempre proporcionar sombra e água fresca ao Husky. Nunca o deixe em um carro em épocas de forte calor.

Anúncios da mesma raça