Raça: Hovawart

  • Outros Nomes: Hovie
  • Origem: Alemanha
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Macho: 63–70 cm | Fêmea: 58–65 cm
  • Peso: Fêmea: 25-40 kg | Macho: 25-40 kg
  • Longevidade: 10-14 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 900,00 a R$ 3.000,00
  • Temperamento: Amoroso/Carinhoso, Atento/Alerta, Inteligente, Obediente
  • Cor: Preto, Dourado
  • Pelagem: Média
  • Hipoalergênico: Sim

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

Um cão de guarda alemão, o Hovawart, ou Hovie, não é muito diferente de um retriever na aparência. Eles eram cães de guarda de propriedades da nobreza na região da Floresta Negra na Alemanha. O Hovawart é uma raça antiga que pode traçar suas origens, através de textos e pinturas, aos tempos medievais.

História

Uma das primeiras obras literárias menciona o Hovawart, se estendendo por todo o caminho de volta para 1210, quando o castelo Ordensritterburg foi cercado. O castelo e seus habitantes caíram e o Senhor e sua família foram mortos. No entanto, a lenda diz que o filho recém-nascido do Senhor foi arrastado para a segurança por um Hovawart da família – apesar de também estar ferido. O cão encontrou um caminho para o próximo castelo com segurança, salvando a vida do menino. O menino mais tarde tornou-se uma figura de destaque no direito alemão e foi responsável pelo primeiro Código de Direito do país. Dentre deste código é afirmado que qualquer Hovawart que é roubado ou morto, deve ser substituído e o proprietário deve ser compensado.
No século XV, Hovawart foi listado como um dos cinco cães de raças nobres, usados para combater criminosos e meliantes. Infelizmente essa raça nobre entrou em serio declínio por volta do século 20, graças a popularidade de guarda de outras raças, como do Pastor Alemão. Um grupo de entusiastas decidiu ressuscitar o Hovie no inicio do século 20.
Por causa de seus talentos como cão de guarda e o Hovaward finalmente foi recompensado em 1947 pela formação do primeiro clube da raça. A raça foi finalmente reconhecida pelo Kennel Club alemão em 1964.

Corpo

Um cão de porte médio, o Hovaward às vezes é dito ser naturalmente belo, com nenhuma parte do corpo exagerada, exceto, talvez, sua calda luxuriante. O cão tem uma pelagem média ondulada que é permitida nas cores: preto, loiro, preto e dourado. A raça é impressionante, mas não pesada.

Saúde e cuidados específicos

Como uma raça maior, o Hovaward deve ser exercido com cuidado até que atinja seus 12 meses de idade, para evitar a atividade árdua tomando problemas nas articulações e ossos delicados. Geralmente esta raça é bem saudável, mas podem apresentar alguns problemas como: Displasia da Anca, Osteochindrosis que é uma serie de condições que afetam os ossos de mamíferos de rápido crescimento, incluindo os seres humanos, cavalos e cães.
Também são conhecidos por sofrerem com uma serie de problemas de tireoide, que podem prejudicar seu peso, mas pode ser controlada com medicação. Problemas no fígado também podem ocorrer.
O Hovaward deve ser relativamente fácil de cuidar. Pentear uma ou duas vezes por semana é o necessário. Como eles têm orelhas caídas, uma rotina de limpeza regular deve ser estabelecida, para assim, evitar infecções. Também deve se garantir que seus dentes e unhas estão mantidos em bom estado.

Anúncios da mesma raça

Nenhum item encontrado