Raça: Gato do Chartreux

  • Outros Nomes: Chartreux
  • Origem: França
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Entre: 30-35 cm
  • Peso: Entre: 4-7 kg
  • Longevidade: 19-20 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 800,00 a R$ 1.500,00
  • Temperamento: Amoroso, Carinhoso, Familiar, Inteligente, Leal, Sociável
  • Cor: Cinza, Azul, Prateado
  • Pelagem: Curta
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

Chartreux é uma raça de gato originária da França. É um gato certamente reconhecido pelo seu sorriso encantador, excelente para agradar a família e muito leal, que estará lá sempre que precisar.

Dê um nome ao seu pet, que vá de acordo com sua personalidade, tamanho ou raça. Confira sugestões de nomes para gatos!

História

O Chartreux foi certamente conhecido na França antes do século 18, embora acredita-se que estes gatos azuis podem ter se originado na Síria e chegaram à França por navio durante as Cruzadas. O nome de Chartreux tinha sido adotado por volta do século 18, e os diretórios de comércio e dicionários da época é listado como um gato azul-revestido, embora não fosse o que conhecemos como um gato pedigree hoje em dia, e foram avaliadas principalmente por suas habilidades como um caçador de manter para baixo a população de camundongos e ratos. Havia colônias naturais do Chartreux e em torno de Paris e também em regiões isoladas da França até o início de 1900, embora ele nunca foi particularmente numeroso. Após a Primeira Guerra Mundial, criadores de gatos franceses tornaram-se interessados em preservar esta raça antiga, e o núcleo inicial de gatos reprodutores vieram de pequenas comunidades rurais. Um padrão da raça foi escrito a partir das descrições escritas por naturalistas do século 18, e apenas os gatos que conformaram rigidamente a norma foram incluídos no programa de melhoramento. O Chartreux foi ganhando popularidade e em 1928 eles estavam sendo exibidos em mostras europeias continentais. Em 1945 não havia colônias naturais desses gatos e, desde então, eles têm sido apenas disponíveis para criadores, embora ainda seja uma raça relativamente rara, mesmo na França. Eles foram importados pela primeira vez para os EUA na década de 1970, e algumas das linhas mais puras da raça podem ser encontradas lá.

Corpo

O Chartreux é um gato grande, resistente. Os machos geralmente desenvolvem uma papada na bochecha à medida que envelhecem, o que aumenta a sua aparência como um grande gato. Eles são lentos para amadurecer e podem levar até cinco anos para atingir a maturidade plena. Esta raça é bem musculosa, com pernas de ossos finos que são bastante curtas para a sua construção, e um revestimento à prova d’água com uma sensação muito luxuosa. A pelagem é curta e média em comprimento com um sub pêlo muito denso, e com um leve brilho iridescente a ele das pontas prateadas leves para cada pêlo. Eles derramaram seus pêlos muito fortemente duas vezes por ano, e não são, portanto, adequados para pessoas com alergia a pêlos. Os olhos são grandes e redondos, cobre, ouro ou até mesmo laranja brilhante na cor. Gatos Chartreux também são bem conhecidos por dar a impressão de que eles estão sorrindo, devido à forma de seus rostos e seus focinhos ligeiramente afilados.

Saúde e cuidados específicos

O Chartreux é uma variedade de longa duração, sem problemas de saúde específicos para a raça. Em comum com outros gatos, eles precisam de reforços anuais de vacinação contra as doenças felinas. O Chartreux não é um comedor exigente e vai comer marcas de boa qualidade de comida de gato, mas também desfrutam de iguarias de frango cozido, presunto e queijo ralado. No entanto, leite de vaca, provavelmente, pode lhe dar uma dor de estômago, e uma tigela de água deve estar sempre disponível.

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado