Raça: Exótico

  • Outros Nomes: Exotic
  • Origem:
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Aproximadamente 30 cm
  • Peso: Entre 3,5-6 kg
  • Longevidade: 12-13 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00
  • Temperamento: Amoroso, Calmo, Leal, Quieto
  • Cor: Branco, Preto, Chocolate, Bege, Azul, Prateado
  • Pelagem: Curta
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

Sobre a raça

Esta é uma raça fascinante de gato, com marcações muito exóticas. Possui uma aparência semelhante ao gato Persa, só que com pêlos curtos.
Afetuoso se dá muito bem com outros animais de estimação. Adora também a companhia do dono e é um gato muito paciente. São ótimos com visitas, costumam não estranhar pessoas desconhecidas.

 

Confira também dicas e sugestões de nomes que combinam com o seu gatinho!

História

Essa raça se originou nos EUA no final dos anos 1950. Criadores do Exotic Shorthair introduziram gatos Persas em seu programa de melhoramento, com a intenção também de melhorar a textura da pelagem da raça. A raça ganhou reconhecimento pleno nos EUA com o nome Shorthair em 1966. Eles conseguiram o reconhecimento preliminar com o Conselho de Administração da Fantasia do gato em 1986 e acabaram ganhando status de campeonato em 1995.

Corpo

O Exotic Shorthair tem exatamente as mesmas características físicas que o gato Persa, incluindo o nariz típico “arrebitado”, mas com a diferença óbvia no comprimento dos pêlos e da textura. Ele pode ser produzido nas mesmas cores como seu primo de pêlos compridos ou o Shorthair britânico, incluindo uma variedade de cores manchadas, e em todos, mais de 140 combinações de cores são reconhecidos neste país. A cor dos olhos vem em vários tons de laranja, cobre, o que equivale verde ou azul nas raças mais antigas da qual deriva. A pelagem é densa e suave na textura, destacando-se a partir do corpo devido à densidade. As pernas curtas são grossas e fortes. Sua cauda é bastante curta, com uma ponta arredondada, mas em proporção ao comprimento do corpo. Possui tamanho médio, atarracado. Peito largo, ombros maciços, músculos grandes e ossatura poderosa.

Saúde e cuidados específicos

Eles podem estar propensos aos mesmos problemas de saúde como os Persas, devidos as suas faces planas e curtas, problemas também com a pele, problemas oculares e dificuldades com a respiração. Precisam de reforços anuais de vacinação. Esta raça não é muito exigente no quesito comida, eles vão comer marcas de boa qualidade, mas também desfrutam de iguarias de frango cozido, presunto e queijo ralado. Como esta não é uma raça particularmente ativa, eles podem estar propensos a obesidade, assim precisam de uma dieta cuidadosa. Leite de vaca pode dar dor de estomago e uma tigela com água fresca deve estar sempre disponível. Os olhos podem exigir a limpeza regular. É bom haver a escovação uma vez por semana.

Anúncios da mesma raça