Raça: Collie de Pêlo Longo

  • Outros Nomes: Rough Collie
  • Origem: Grã-Bretanha
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Macho: 56-61 cm | Fêmea: 51-56 cm
  • Peso: Macho: 20-30 kg | Fêmea: 18-25 kg
  • Longevidade: 10-12 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.000,00 a R$ 4.500,00
  • Temperamento: Brincalhão/Animado, Companheiro, Fiel, Inteligente
  • Cor: Branco, Preto, Castanho, Azul
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

Devido ao grande sucesso do cão Lassie, que estrelou em vários filmes e televisão, o Collie de Pêlo Longo obteve sua popularidade.
Mesmo que maravilhosos cães de companhia, os Collies mantêm sua grande capacidade para o trabalho. Ocupam a 16ª posição na escala de inteligência de cães de Stanley Coren, o que torna o seu treinamento extremamente fácil. Tarefas e comandos simples podem ser assimilados facilmente após no máximo 15 repetições.

História

Acredita-se que a raça Collie possa ser uma evolução de alguns cães levados por Romanos para a Escócia, onde estes cruzaram com cães nativos do local. Tanto o Collie de Pêlo Longo quando o Collie Pêlo Curto possuem a mesma origem, como sendo a maior diferença entre um cão e outro apenas o comprimento da pelagem.
O Collie original era visto como o Pastor Escocês por muito tempo, devido a ser esta sua função. Refinando-se este cão obteve-se então o Collie de Pêlo Longo, um cão de maior beleza, que apesar das mudanças continuam sendo um exímio trabalhador.

Corpo

O Collie de Pêlo Longo é acima de tudo, um cão muito belo e nobre. Possui uma estrutura física muito harmoniosa, que não apresenta nenhum sinal de rusticidade. Uma de suas principais características é a expressão doce e muito inteligente, formada pela perfeita harmonia entre crânio, focinho, olhos e orelhas. Formado por um pescoço musculoso e bem arqueado, por um tronco longo, um lombo elevado e peito profundo com costelas também bem arqueadas. A cauda do Collie é bastante longa e porta-se baixa com ligeira curva para cima na ponta. Quando o cão está em alerta a cauda porta-se alta. O pêlo do Collie de Pêlo Longo é reto, áspero com sub pelos suaves, muito denso e fechado. Possui mais pêlos na juba e no ventre e pelagem bem curta na máscara e no focinho. Nas extremidades das orelhas a pelagem é mais longa na base. A cauda dos cães da raça também é bastante cheia de pêlo e nos membros anteriores formam-se franjas.
A pelagem do Collie pode ser nas colorações sable (dourado claro ao mogno escuro ou sable sombreado) e branco, tricolor (preto com marcas castanho) e azul-merle (clara, azul prateado, manchado e marmorizado com preto com marcas castanho ou não). Não importando qual das três cores, os Collies sempre possuem manchas brancas no corpo.

Saúde e cuidados específicos

O Collie de Pêlo Longo é, no geral, bastante saudável, mas a raça é propensa a sofrer problemas nos olhos e na pele. Todos os filhotes menores de um ano podem apresentar displasia do cotovelo. Embora possa parecer, o Collie de Pêlo Longo não é um mero enfeite, se adapta bem à vida interior, mas prefere viver em espaços abertos, onde possa se exercitar e descarregar toda a sua energia. Este cão precisa ser ensinado desde filhote a não latir, pois os cães desta raça costumam ser muito barulhentos. A sua pelagem requer uma escovação regular e seus dentes também.

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado