Raça: Chihuahua

  • Outros Nomes: Chiuaua
  • Origem: mexico
  • Tamanho: Pequeno
  • Altura: Macho e Fêmea: 16-20 cm
  • Peso: Ambos: 1 a 3,5 kg
  • Longevidade: 10-18 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 800,00 a R$ 2.000,00
  • Temperamento: Atento/Alerta, Brincalhão/Animado, Corajoso, Rápido
  • Cor: Branco, Preto, Castanho, Chocolate, Bege, Azul, Vermelho, Prateado
  • Pelagem: Curta, Média
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

Uma das menores raças de cães do mundo, o Chihuahua é atualmente um cão popular, próprio como um animal de estimação, encaixando-se facilmente na vida das pessoas.
Este cão pequeno com uma grande personalidade é um enigma no mundo dos cães.

História

Mexicano ou Europeu – há muitas teorias em torno da evolução desse mini cão. Os historiadores e especialistas da raça, estão divididos sobre as origens do Chihuahua, mas parece provável que ele se originou no México. Diz-se que esse cão descende de uma raça comum a uma civilização mexicana antiga, chamada tolteca, cujo companheiro canino favorito era o Techichi. No entanto, outros especialistas acreditam que o Chihuahua se originou a partir de Espanha ou Malta com a evidência para pinturas e afrescos (mesmo que figuram na Capela Sistina), que retratam cães de pequeno porte com características semelhantes ao do Chihuahua.
Os primeiros registros de Chihuahua datam de 1800, quando os mexicanos empresariais começaram a vendê-los para turistas no local. O primeiro Chihuahua registrado foi nos EUA em 1904. Chamado Midget e assim começou a popularidade deles por lá, sendo particularmente popular como companheiro de senhoras. Até o final de 1800 tinham-se tornado um animal de estimação popular no Reino Unido.

Corpo

Não há outra raça que se parece bastante com um Chihuahua. De aparência frágil (na verdade sua personalidade não é nada frágil), com uma cabeça grande para o corpo, olhos luminosos e orelhas grandes e pontudas, este cão possui uma personalidade única.
Possui pelagem longas ou curtas, este é um cão que vem com uma variedade de cores, padrões, sólidos ou uma combinação de duas cores.
A maioria das cores comuns incluem: preto, bege, castanho, creme, branco, azul, prata, chocolate e vermelho. Não há uma cor que é mais desejável em termos de pedigree ou registro Kennel Club, é simplesmente uma escolha pessoal.

Saúde e cuidados específicos

Chihuahuas tendem a possuir problemas com seus dentes e olhos, portanto uma rotina de cuidados odontológicos e oftalmológicos são essenciais. Alimentação humana deve ser evitada, devido a seu pequeno tamanho, a menos quantidade de gordura ou guloseimas açucaradas, pode resultar num Chihuahua muito acima do peso.
Eles são a única raça de cão que podem nascer com um crânio incompleto. Chihuahuas são propensos a hipoglicemia, ou açúcar no sangue, assim os donos desses cães devem ter um suplemento de açúcar na mão para usar em caso de emergências.
Limpeza diária nos olhos, ira mantê-los frescos e saudáveis.
Seus pêlos irão precisar de um cuidado regular e seus olhos e dentes devem ter uma atenção diária, bem como exercícios e uma dieta saudável para evitar o excesso de peso.

Anúncios da mesma raça