Raça: Bichon Frisé

  • Outros Nomes: Bichon Teneriffe, Bichon a Poil Frisé e Teneriffe
  • Origem: França
  • Tamanho: Pequeno
  • Altura: Macho: 23–30 cm | Fêmea: 23–28 cm
  • Peso: Macho: 3–5 kg | Fêmea: 3–5 kg
  • Longevidade: 12-15 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 1.700,00 a R$ 2.400,00
  • Temperamento: Amoroso/Carinhoso, Brincalhão/Animado
  • Cor: Branco, Bege
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Sim

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

O Bichon Frise é um cão pequeno com uma aparência semelhante à do cão maltês. Em francês, o nome traduz literalmente como “cão de colo branco encaracolado ‘, que resume esta raça bem. É um cão pequeno alegre e feliz que aprecia a atenção humana e o amor.

História

Pensa-se que o Bichon Frise é descendente do Poodle e Cocker. Junto com o seu primo, o cão maltês, o Bichon Frise tem suas raízes no Mediterrâneo ensolarado.
A literatura nos diz, que eles eram frequentemente usados como pagamento de itens por marinheiros. Isto foi devido ao seu temperamento, com amor pelas pessoas, eles encontraram um caminho para ser um cão popular nos tribunais nobres e nas famílias na época.
Sua aparência também ajudou muito na sua popularidade da época, por ser puro branco, com revestimento macio, suas donas muitas vezes eram senhoras respeitáveis nos tribunais espanhóis e italianos. Fiel as suas raízes, eles possuem muita adoração por água.
O interesse por estes cães pequenos continuou até o século 19, quando, de repente, tornou-se um cão para homens comuns, conhecidos por fazerem truques de circo e dança nas ruas.
Na década de 1930, os padrões criados foram aceitos na França e sua popularidade disparou novamente depois da famosa serie de livros “Tintin”, que tinha um pequeno cão branco similar. Mais tarde, no meio de 1900 ele encontrou o seu caminho para o Reino Unido e para EUA, onde permanece um cão de colo bem quisto.

Corpo

As vezes, podem ser da cor creme e as vezes em pequena quantidade visto em torno de sua orelha. A pelagem é sedosa e macia. Os olhos são escuros. Eles tem um corpo bem proporcionado, com uma cauda enrolada e portada sobre o dorso.
Além disso, o revestimento é frequentemente descrito como hipoalergênico, sendo adequados para pessoas com alergia. Precisam de cuidados regulares com os pêlos.

Saúde e cuidados específicos

São cães muito saudáveis, no entanto, os donos devem estar atentos a certas doenças auto-imunes, como a anemia hemolítica e imuno-mediada trombocitopenia (ITP). Eles podem sofrer de anemia grave e, por vezes, com risco de vida. Os sintomas incluem fraqueza, perda de energia, falta de apetite, aumento da frequência cardíaca e da respiração e gengivas pálidas. Com ITP, as plaquetas, que ajuda a coagulação do sangue, são danificados ou destruídos, os sintomas deste incluem hemorragias na pele, nariz e boca. Estas condições podem ocorrer muito rapidamente, por isso é essencial os proprietários desta raça estarem cientes dessas condições e levar os cães aos veterinários, se qualquer desses sintomas forem vistos.
O Bichon Frise não exige caminhada e exercícios excessivos, mas ele prospera positivamente atenção humana. O dono deste pequeno cão terá que dedicar uma grande quantidade de tempo para os cuidados de sua pelagem, com escovação regular, entre outros cuidados.

Anúncios da mesma raça