Raça: Belga Shepherd Laekenois

- Outros Nomes: Laekenois belga, Cão Pastor Belga (Laeken), Chien de Berger Belge
- Origem:
- Tamanho: Médio
- Altura: Macho: 60-66 cm | Fêmea: 56-62 cm
- Peso: Macho: 25-30 kg | Fêmea: 20-25 kg
- Longevidade: 12-14 anos
- Preço dos filhotes: R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00
- Temperamento: Ativo, Companheiro, Curioso, Observador
- Cor: Preto, Marrom, Vermelho, Fulvo
- Pelagem: Curta
- Hipoalergênico: Não
Sobre a raça
O Cão Pastor Belga é um cachorro elegante, proporcional, de porte médio. Por sua majestosa carruagem e harmonia da forma, os Pastores Belgas dão a impressão de uma elegância robusta. Ele é um indivíduo corajoso, acostumado a viver em ambientes externos e feito para aguentar condições climáticas extremas. Sua elegância e expressão, denotam grande força de personalidade, fazendo-o um ótimo representante das raças pastoreiras.
Hoje em dia, o Pastor Belga Laekenois também é utilizado em operações de busca e salvamento.
História
O Pastor Belga Laekenois é a variedade mais rara e menos popular da raça de Pastor Belga. É também a única com pêlo áspero, mas entre todas as variedades é a que tem melhor temperamento. Na sua terra natal, a Bélgica, o Laekenois já é reconhecido desde 1897.
Apesar da pouca visibilidade, o Laekenois foi em tempos considerado o melhor cão pastor, no reinado da Rainha Henrietta da Bélgica. Era um cão muito útil para várias famílias, executava funções de cão de guarda de campos de linho e ovelhas.
Corpo
As sua formas são harmoniosas com uma musculatura seca e forte, a aparência geral é a de um cão altivo e rústico. A pelagem eriçada do Laekenois é caracterizada pela sua textura áspera e rústica. Suas cores são: marrom carbono, algumas manchas brancas também podem existir no peito e devem ter peles mais escuras.
Saúde e cuidados específicos
A raça do Pastor Belga Laekenois está sujeita a uma série de doenças hereditárias. Se possui ou está a pensar adquirir um exemplar(es) desta raça é importante que saiba quais as (possíveis) doenças ou condições de saúde que podem afetá-la. Doenças essas como: Displasia da anca, Displasia do cotovelo e Epilepsia. Relativamente tem que existir cuidados de manutenção da pelagem, necessitando apenas de ser aparadas duas vezes por ano, dependendo da qualidade e quantidade do pêlo.
Escove-o semanalmente com um pente de dentes finos para remover os pêlos mortos e excessivos. O banho só deve acontecer em caso de absoluta necessidade, caso contrário irá remover a impermeabilização e poderá estragar toda a sua pelagem.
Dê um nome criativo, e que combine com o seu pet baseado na raça, cor e tamanho. Confira nossas dicas de nomes para cachorros.
