Raça: Australian Cattle Dog

  • Outros Nomes: ACD, Cattle Dog, Heeler Azul, Heeler Vermelho, Queensland Heeler
  • Origem: Austrália
  • Tamanho: Médio
  • Altura: Macho: 46-51cm | Fêmea: 43-48cm
  • Peso: Macho: 15-16kg | Fêmea: 14-16kg
  • Longevidade: 13-15 anos
  • Preço dos filhotes: R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00
  • Temperamento: Cuidadoso, Enérgico, Leal, Obediente, Protetor, Valente
  • Cor: Azul, Vermelho
  • Pelagem: Curta
  • Hipoalergênico: Não

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

O Australian Cattle Dog é um cachorro de médio porte, atento, espirituoso, corajoso, honesto, habilidoso, absolutamente leal a seus deveres, o que o torna um cachorro funcional. O Australian Cattle Dog é também chamado de Australian Queensland Heeler ou Blue Heeler. Esse cachorro é duradouro e versátil.

História

A ACD, como o nome sugere, é uma raça originária da Austrália. Ele foi desenvolvido pelos primeiros colonos europeus para a nova terra no início de 1800. Os colonos buscaram suas próprias raças europeias de cães de pastoreio, mas descobriu que eles eram incapazes de lidar com o novo terreno e, mais importante, incapaz de lidar com as altas temperaturas que encontram. O mais prolífico dos colonos que iniciou o cruzamento de raças para alterar as características físicas e comportamentais de seus cães, era um fazendeiro chamado Thomas Hall. Thomas Hall e sua família viviam da criação de gado, e precisavam de um cão que suportasse longos deslocamentos e pastoreio, com a energia para fazer grandes jornadas de trabalho, e às vezes milhares de quilômetros para chegar nos grandes mercados de gado, em cidades grandes através de rotas sem proteção, que consistia em cadeias de montanhas, mato e cerrado.

Thomas então decidiu experimentar o cruzamento de seus cães, de Dálmatas e Bull Dogs, Kelpies e domesticados Dingoes. A prole resultante ao longo dos próximos 30 anos, produziu alguns cães espetaculares que eram lendas em seu próprio tempo de vida, e que tinha todas as características necessárias para realizar este trabalho com sucesso.
O papel deste cão foi agrupar o rebanho, mordendo principalmente o calcanhar do gado, trabalhavam em equipe e mantinham, por vezes, muitos milhares de cabeças de gado reunidos.
Esta raça se tornou conhecido como ‘Halls Heelers’. Thomas Hall não vendeu seus cães para o público em geral. Só se tornou disponível para outros agricultores quando ele morreu, e todos os seus bens e valores, incluindo os cães, foram vendidos em leilões públicos. A partir daí, eles ganharam popularidade, e no final dos anos 1800 um cavalheiro chamado Heeler Robert Kaleski escreveu os primeiros padrões da raça.

Corpo

A ACD é um cão de vista particular. Eles são geralmente da cor vermelho ou azul, embora os filhotes nascem normalmente mais pálido ou branco, sendo um retrocesso genético devido o cruzamento com Dálmatas em anos passados. Em decorrência a sua extraordinária força física e resistência, este cão é bem musculoso e bem equilibrado, com uma cauda que é ligeiramente menor do que o comprimento do seu corpo. Em repouso, a cauda cai numa curva de baixo para o seu corpo. Ele tem o crânio largo para a sua cabeça, com as orelhas médias triangulares, que são bem separadas. Os olhos são redondos, escuros e inteligentes.
O comprimento do corpo da ponta do osso do peito, em uma linha reta para as nádegas, é maior do que a altura na cernelha. A linha superior é de nível, volta forte, com costelas bem arqueadas e colocadas bem atrás com nervuras. O peito é profundo, musculoso e moderadamente largo com os lombos largos, fortes e musculosos e os flancos profundos. O cão é fortemente acoplado.

Saúde e cuidados específicos

O tempo de vida médio de um ACD saudável é de cerca de 12 anos de idade. Este cão está sujeito a várias condições genéticas, incluindo a surdez. Displasia da anca também pode ser um problema. Displasia da Anca (HD) pode afetar todas as raças de cães, mas é mais prevalente em algumas raças que outras. É causada pela formação anormal de bola e encaixe do quadril. Normalmente, a bola iria formar um ponto de pivô, no entanto, alguns cães já nascem com uma predisposição genética para o HD. Isto significa que no momento do nascimento os seus quadris são normais, mas à medida que crescem, a articulação do quadril não cresce corretamente e como resultado, a bola já não se encaixa como deveria. Pontuação da anca é um método usado por veterinários para determinar o grau de HD em cães e envolve o veterinário avaliar um número de critérios, durante um exame de diagnóstico. Se o cão é então encontrado para ter uma alta probabilidade de HD, medidas corretivas podem ser tomadas.

Esta raça também pode ser propenso a PRA (atrofia progressiva da retina). Este é um grupo de doenças genéticas observadas em determinadas raças de cães. Seus sintomas clínicos incluem uma degeneração da retina, causando perda de visão progressiva culminando em cegueira. Não há atualmente nenhum tratamento conhecido para essa condição.

Definitivamente uma raça para pessoas com um estilo de vida alta com muita energia, este é um cão cuja necessidade mais exigente é a quantidade de exercício e estimulação. Isso deve ser levado em conta quando você considerar a possibilidade de ter um ACD em sua família, pois não vai tolerar um estilo de vida sedentário tão pouco calmo. A pelagem é resistente ao clima, e é fácil de tratar. A raça é conhecida por quase manter-se limpa e livre de detritos. Não significa que não haja a necessidade de banhos e escovação.

Aproveite e confira as sugestões de nomes para cachorro macho.

Anúncios da mesma raça

 
Nenhum item encontrado