Raça: Alaskan Klee Kai

- Outros Nomes: Klee Kai, AKK
- Origem:
- Tamanho: Médio
- Altura: Toy: 33cm | Pequeno: 34-38cm| Médio: 39-43cm
- Peso: Toy: 4.1kg | Pequeno: 4.5-6.8kg | Médio: 7.3-10kg
- Longevidade: 13-14 anos
- Preço dos filhotes: R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00
- Temperamento: Ágil, Ativo, Curioso, Inteligente, Rápido
- Cor: Branco, Preto, Cinza, Vermelho
- Pelagem: Longa
- Hipoalergênico: Não
Sobre a raça
Alaskan Klee Kai é uma raça bem animada, com característica de ser muito alerta. Alaskan Klee Kai é um defensor natural do território, e quase sempre um excelente cão de guarda.
Geralmente adequado para crianças, não é adequado para a vida da cidade, ideal para o clima quente, pode se acostumar com o clima frio.
História
A raça foi desenvolvida em Wasilla, Alaska, entre os anos de 1970 e 1988 por Linda S. Spurlin e sua família. A raça foi desenvolvida no cruzamento de Sibéria e Alasca Huskies, usando Schipperke, e cão Eskimo Americano para derrubar o tamanho sem gerar nanismo. Ela criou estes cães em particular até lança-los para o público em geral em 1988, originalmente chamado de Klee Kai, a divisão da raça para Alaskan Klee Kai foi feita por razões políticas em 1995. A raça consolidou-se com o seu nome atual em 2002.
Corpo
Em geral o comprimento do corpo, desde do ombro até a parte traseira é ligeiramente maior que a altura do corpo da cernelha ao chão. A cernelha é apenas um pouco maior do que a garupa. A garupa é larga e ligeiramente inclinada.
As nervuras são bem arqueadas para fora a partir da coluna, formando uma volta forte, em seguida, curva-se para baixo e para dentro, para formar um corpo que seria quase em forma de coração, se visto em secção transversal. O lombo é forte e curto, mas mais estreito do que a caixa torácica e com uma ligeira dobra para cima.
O peito é moderadamente largo e descido até os cotovelos. Quando visto de lado, o ponto mais baixo do peito é imediatamente atrás da pata dianteira. O ante peito deve se estender em uma forma oval rasa na frente das patas dianteiras.
Saúde e cuidados específicos
Anteriormente, o Alaskan Klee Kai foi pensado para ter sido notavelmente livre de defeitos genéticos, quando comparado a outras raças de cães pequenos. Atualmente, há uma preocupação crescente entre os veterinários, que a criação de tamanho menor, tem causado um crescimento no percentual de filhotes que morreram de hidrocefalia.
Outros problemas de saúde que a raça pode sofrer, ainda precisam ser descobertos, por causa da idade relativamente jovem da raça e banco de genes pequeno.
Deve pentear o pelo deste cão regularmente.
Confira aqui também dicas de nomes criativos para cachorros.
