Raça: Affenpinscher

  • Outros Nomes: Grifo Macado
  • Origem: Alemanha
  • Tamanho: Pequeno
  • Altura: Fêmea: 25-30cm | Macho: 25-30cm
  • Peso: Fêmea: 4-6kg | Macho: 4-6kg
  • Longevidade: 12-14 anos
  • Preço dos filhotes: R$1.200,00 a R$3.500,00
  • Temperamento: Amoroso/Carinhoso, Brincalhão/Animado, Calmo/Tranquilo, Inteligente, Leal, Obediente
  • Cor: Preto
  • Pelagem: Longa
  • Hipoalergênico: Sim

Bom para apartamento:

Bom com crianças:

Bom com idosos:

Amizade com gatos:

Amizade com cachorros:

Barulhento:

Treinabilidade:

Inteligência:

Popularidade:

Adaptabilidade:

De guarda:

De pastoreio:

Sobre a raça

Affenpinscher é uma raça de origem Alemã. Seu nome remete ao significado de macaco-anão, conhecido ainda como Zwergaffenpinscher em sua terra natal. Outro nome também mencionado é “diablotin moustachu”, que em francês significa “diabinho bigodudo”.
Veja aqui sugestões de nomes criativos para cachorros!

Mistura de exuberância e de sabedoria, é um animal pequeno de companhia, muito brincalhão e esperto. É uma raça calma e está perfeitamente adaptado à vida em ambientes menores, como apartamentos e casas. O cuidado com sua pelagem é fácil. Seu apego a família e casa, seu arrojo e vigilância fazem dele um excelente cão de guarda. É também bom caçador de roedores.

O Affenpinscher é o tipo de cachorro ideal para apartamentos e casas pequenas, fazendo um ótimo uso dos menores espaços e ajudando no controle de qualquer problema com pequenas pestes ou invasores que possam surgir, como por exemplos ratos, que são alvos dessa raça há muitos séculos, desde os celeiros na Europa.

Amoroso, leal, bastante afetuoso e um bocado teimoso, o Affenpinscher também é um protetor incansável – mantendo um controle muito rigoroso sobre cada pequeno ruído ou mudança no ambiente doméstico em que vive, sempre atento a tudo que acontece. Além disso, esses cães são bastante obedientes e exuberantes. São excelentes cães de guarda, corajosos e barulhentos quando necessário, mas reservando o barulho apenas para esses momentos.

História

Esta pequena raça começou a vida como uma versão muito maior do que o cão que conhecemos hoje. Originalmente criados na Alemanha, pensa-se que esta raça contribuiu para o desenvolvimento do Schnauzer, entre outras raças de cães. O primeiro padrão de raça encontrado deriva do início do século 16 e descreve um “pequeno cão com um casaco de arame e cara de macaco”, como é muitas vezes descrito. O Affenpinscher também é famoso devido ao artista Renoi, que era um grande fã da raça, representado em diversas de suas pinturas através de um cão com características semelhantes.

Este cão logo se popularizou no sul da Alemanha, com registros do cão alemão datado do século 19. Eles eram um companheiro popular para senhoras endinheiradas da época. No início de 1900, uma senhora chamada Mrs Evelyn Walsh McLean, que na época foi uma empresária famosa do ramo de diamantes, era uma grande fã da raça. Ela foi fotografada com um, ou dois desses pequenos cães como seus companheiros, e de fato, em algumas ocasiões, com um deles usando uma coleira de diamantes.

Na década de 1950 o Affenpischer ganhou ainda mais popularidade fora da Alemanha, principalmente no Reino Unido e os EUA, onde a raça e popular até hoje.

Corpo

Cães da raça Affenpinscher são pequenos, com um formato quadrado, cobertos com um pêlo duro, denso e áspero, além de bastante abundante, que deve ser preferencialmente preto, mas também pode ter nuances castanho escuro e cinza. Sua cabeça é arredondada – coberta com um pêlo mais longo e reto, com a face contornada por mechas – com um focinho curto, olhos escuros e redondos. Seus lábios e nariz são pretos. Essa raça possui sobrancelhas abundantes, além de uma barba que combina com elas, sendo bastante imponente.

O Affenpinscher possui suas orelhas inseridas altas e pequenas, podendo ser apontadas para cima ou um pouco caídas, em forma de um “V” invertido quando são mantidas naturais e ás vezes elas são um pouco cortadas para ficarem eretas. O seu pescoço é curto e ereto, que desce para o seu peito, que é ligeiramente chato e amplo. Suas costas são retas, curtas e descem ligeiramente na parte de trás até alcançar a sua cauda, que tem uma inserção alta e usualmente é carregada para o alto, curvada sobre suas costas, mas ela pode ser cortada nos países em que isso é permitido. Os membros desses cães são arredondados e curtos. No geral, cães dessa raça possuem uma aparência pura e desalinhada.

Saúde e cuidados específicos

Affenpinscher é uma raça com temperamento bastante enérgico, a quantidade de exercício é pequena, e apesar de não poder viver fora de casa, adora brincar no quintal.

São cães geralmente apontados como hipoalergênicos, ou seja, com uma menor probabilidade de causar alergias, uma vez que largam pouca pelagem.

É uma raça no geral bastante saudável, mas alguns exemplares podem apresentar luxação de patela (osso correspondente ao joelho humano), quadro em que ocorre um deslocamento desta parte do corpo. É doloroso ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos avançados pode ser necessário procedimento cirúrgico.

Outros fatores que pode ocorrer ao longo do tempo são problemas oculares ou problemas respiratórios, como falta de ar, por exemplo.

Tenha ele sempre a vista, pois apesar de eles parecerem fortes e ágeis, são pequenos e frágeis, e é sempre bom tomar cuidado onde pisa e senta.

Garantam que eles sempre estejam bem presos com uma coleira quando estiverem em local público, devido a seu temperamento podem tentar desafiar cães muito maiores que eles.

Outro cuidado com a raça Affenpinscher é com sua pelagem. Os pêlos precisam ser escovados diariamente para mante-los brilhantes e sem nós.

Anúncios da mesma raça