dicas valiosas para não perder os pets

Nossos animaizinhos passam a fazer parte de nossas vidas como se fossem da família, e perdê-los é uma dor que não queremos para ninguém. Mas com alguns cuidados fica mais fácil evitar que isso aconteça. Os animais podem ser muito espertos e imprevisíveis, por isso é preciso tomar muito cuidado e ainda seguir algumas medidas preventivas. Veja a seguir:

placas de identificação

Providencie uma plaquinha de identificação que ficará presa à coleira de seu pet. Você pode encontrar em qualquer pet shop. Prefira usar placa de aço ou outra superfície que impeça as letras de desbotarem, para que a informação seja bem legível. Na placa, registre o nome do pet e o número de seu telefone. Não disponibilize o endereço, pois pode ser utilizado por criminosos.

Ilustração de como não perder pets

Com a identificação, vai ser muito mais fácil para quem encontrar seu pet conseguir entrar em contato com você para que seu amado ou amada volte aos seus braços. Caso não tenha essa plaquinha, muita gente pode achar que o pet não possui dono e até pensar em acolhê-lo e então você nunca mais o verá.

COLEIRAS

Sempre que for passear com seu pet, coloque uma coleira de passeio bastante segura. Tome cuidado e escolha uma que seja exatamente do tamanho de seu pet, porque se ficar um pouco frouxa pode ser que o animal consiga se livrar dela e fuja enquanto passeia. Escolhendo uma coleira bem segura você não terá problema na hora de dar uma volta com o pet.

cuidados em casa

Dentro de casa, lembre-se de colocar telas em todas as janelas e bloquear o acesso à rua. Cuidado na hora de abrir e fechar o portão, pois esses são os momentos preferidos dos pets para dar uma escapada.
Não crie o costume de deixá-los passear sozinhos. Sabemos que muitos gatos vivem fazendo isso, saem um pouco e depois voltam. Mas uma hora é muito provável que ele não volte mais ou seja até resgatado por outra pessoa que pense que foi abandonado, então mantenha seu bichinho sempre seguro perto de você.

localização por gps

No Brasil, uma empresa desenvolveu o Pet Locator, uma produto preso à coleira do animal que conta com GPS e um sistema ligado ao chip GMS, permitindo a localização até em lugares com sinal fraco. O produto suporta Android e IOS.
O rastreador é ativado quando o dono faz login em sua página na internet para localizar o animal perdido. O sistema é bastante completo, e o dono pode programar para receber alertas da posição do pet em localidade pré programadas, recebendo a informação por mensagem no celular. O sistema custa cerca de R$800,00.
No mercado, existem muitos outros tipos de GPS Tracker. Eles podem diferir em termos de funcionalidades e confiabilidade. Por isso, pesquise bem e escolha um que seja realmente confiável para garantir a segurança do pet.

localização por chip

A aplicação do chip é simples e indolor, como se fosse uma vacina, sem a necessidade de cirurgia. Um microchip é aplicado no animal contendo as informações do dono do pet, como nome, CPF, RG, endereço, além de raça, cor, sexo e nome do animal.
O chip não sai do lugar, então não tem perigo de entrar na corrente sanguínea ou gerar problemas de saúde ao animal. O produto não funciona como rastreador, apenas como um meio de identificar o dono, sendo uma espécie de registro geral.

Perdi meu cachorro ou gato, o que fazer - colocar chip nos pets

Quem encontrar o pet perdido, poderá levar em clínicas veterinárias ou abrigos com leitores universais de chips. Assim, esses locais conseguem acesso à base de dados unificada do em que se encontra as informações registradas.
Em São Paulo, o chip funciona também como forma de identificar donos que abandonem os animais, tendo que pagar multa. O preço do chip é de cerca de R$150,00.

se perder, anuncie

Se ele vier a se perder, além de buscar os meios já citados, anuncie também nas redes sociais o mais rápido possível, com várias fotos do seu bichinho para que as pessoas possam identificar. Entre em contato com ONGs, hospitais veterinários e tudo possível para te ajudar a encontrar seu amigo. E, é claro, anuncie também aqui no Sabicão. Somos um dos maiores site de busca de pets do Brasil, contabilizando em média 100 mil visualizações por mês.

como encontrar pet perdido - anunicar no Sabicão

Seguindo nossas dicas, as chances de você perder seu amigo são muito pequenas. Não tem muito segredo, mas o ideal é sempre prevenir ao invés de remediar, então sempre tome todas as medidas preventivas. Perder um animalzinho querido é como perder alguém da família e queremos que isso nunca aconteça! Cuide sempre do seu bichinho que vai dar tudo certo!